08/09/2019

Indicação de Leitura - Brené Brown


A indicação de leitura dessa semana - ou melhor, da autora - são 3 livros da Brené Brown. Bem, você pode estar pensando - Não é muito meu estilo de leitura! - mas fique tranquila, muitos leitores concordam que a escrita da autora foge do senso comum dos livros de autoajuda e fornecem ideias realmente enriquecedoras sobre como agimos diante das emoções. Rola pra baixo pra começar a favoritar! 

"Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim."


A CORAGEM DE SER IMPERFEITO

A vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida. Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena. Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse 'desarmamento'. Neste livro, ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.



EU ACHAVA QUE ISSO SÓ ACONTECIA COMIGO

A busca pela perfeição é exaustiva e implacável. Somos constantemente bombardeados pelas expectativas sociais que nos ensinam que ser imperfeito é sinônimo de ser inadequado. Para onde quer que se olhe, há mensagens nos dizendo quem, o que e como deveríamos ser. Dessa forma, aprendemos a esconder nossas lutas e nos proteger da vergonha, do julgamento, da crítica e da culpa, buscando segurança no fingimento e na perfeição.
Vivemos em uma cultura que nos diz que devemos rejeitar nosso corpo, nossas histórias autênticas e até nosso verdadeiro eu a fim de nos adequar e sermos aceitos. Vícios, perfeccionismo, medo e culpa são apenas alguns dos sinais externos dos efeitos da vergonha nos aspectos mais banais e visíveis de nossa vida – da saúde mental e física à imagem corporal, incluindo nossas relações com parceiros, filhos, amigos, dinheiro e trabalho.

"A verdade é que cair dói. O desafio é manter a coragem e descobrir como se levantar." 

MAIS FORTE DO QUE NUNCA 

Errar faz parte da vida. Se você correr riscos e for corajoso, mais cedo ou mais tarde poderá se dar mal. Às vezes aquele projeto em que estava apostando todas as fichas vai pelo ralo ou um casamento de muitos anos chega ao fim, deixando dor e muito sofrimento pelo caminho. Não importa: todos precisam aprender a lidar com o fracasso. Apesar disso, temos medo de falar sobre o assunto. Conhecemos inúmeras histórias bonitas de superação, mas sempre há nelas uma espécie de lacuna: passa-se diretamente do infortúnio à vitória e o doloroso processo que nos leva de um ponto a outro nem sequer é mencionado. se todos nós levamos rasteiras da vida, como certas pessoas conseguem enfrentar tantas adversidades e, mesmo assim, sair mais fortes? Para responder a isso, a autora conversou com inúmeras pessoas, coletou dados e passou a compreender melhor a volta por cima. Neste livro, você vai aprender quais são as características de personalidade, os padrões emocionais e os hábitos mentais que nos possibilitam transcender as catástrofes da vida e renascer não totalmente ilesos, porém mais plenos e realizados, vivendo com mais propósito e significado.


CONHEÇA A AUTORA

Brené Brown é professora e pesquisadora do Departamento de Serviço Social da Universidade de  Houston. Passou 13 anos desenvolvendo uma pesquisa sobre vulnerabilidade, amor-próprio, vergonha e coragem. Seus três livros, A arte da imperfeiçãoA coragem de ser imperfeito e Mais forte do que nunca - atingiram a primeira posição da lista de mais vendidos do The New York Times. Além disso sua palestra no TED esta entre as cinco mais assistida de todos os tempos. 


"Conversar consigo mesmo da maneira que faria com alguém que você amasse e estivesse tentando encorajar no meio de um desastre."

Além das capas dos livros serem lindas e representarem tanto esse universo das emoções, os livros são incríveis indicações para presentear quem você ama. 



Nenhum comentário

Postar um comentário