29/10/2021

Filmes baseados na obra de Stephen King

Se você é fã de histórias aterrorizantes com certeza conhece Stephen King, gênio do terror. O escritor aclamado pelo público e pela crítica, já publicou centenas de contos e livros, tendo diversos deles ganhado adaptações para o cinema e para a TV.

Stephen Edwin King nasceu em Portland, nos Estados Unidos, em 21 de setembro de 1947. É um escritor norte-americano cujo principal gênero é terror, mas também aborda suspense, ficção científica e fantasia. O autor já publicou mais de 60 livros, a maioria romances de terror e suspense, além de ser o autor de mais de 200 contos, a maioria dos quais foram compilados em livros.

Fizemos uma seleção com os 10 melhores filmes baseados na obra do escritor que você precisa conhecer. Então já fecha as cortinas, prepara a pipoca e bora dar o play.

CARRIE - A ESTRANHA
Imagem reprodução
Seu primeiro trabalho publicado por uma editora tradicional é Carrie, de 1974, quando ele ainda era um jovem desconhecido de 27 anos. Carrie conta a história não tão agradável de uma garota dominada pela mãe possessiva e religiosa, que descobre seus poderes telecinéticos e decide se vingar dos colegas de escola. O livro fez sucesso logo de cara, em 1976 foi adaptado para o cinema (há também uma outra adaptação mais nova, de 2013). Assista ao trailer clicando aqui e aqui.

O ILUMINADO
Imagem reprodução
Embora o autor não tenha gostado da versão, Stanley Kubrick fez um de seus filmes mais memoráveis. Em "O Iluminado", Jack Nicholson interpreta um aspirante a escritor que aceita trabalhar como zelador de um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo. Assista ao trailer clicando aqui.

DOUTOR SONO
(Disponível na HBO)
Imagem reprodução
“Doutor Sono” é a continuação da história de Danny Torrance, 40 anos após os eventos aterrorizantes de "O Iluminado"

Ainda marcado profundamente pelo trauma sofrido durante a infância no Hotel Overlook, Dan Torrence lutou para encontrar um pouco de paz, que é logo destruída quando ele encontra Abra, uma adolescente corajosa, também dona de um poderoso dom extrassensorial, conhecido como "brilho". Reconhecendo instintivamente que Dan partilha do mesmo poder, Abra o procura para que ele a ajude na luta contra Rose, a Cartola, e seu culto de seguidores, o Verdadeiro Nó. Formando uma aliança improvável, Dan e Abra travam uma batalha de vida ou morte contra Rose. A inocência de Abra e o abraço destemido de seu brilho fazem Dan recorrer aos seus próprios poderes, enfrentando seus medos e despertando os fantasmas do passado. Assista ao trailer clicando aqui.

IT: A COISA
(Disponível no Globoplay)
Imagem reprodução
Essa lista não ficaria completa sem a adaptação do livro mais longo de Stephen King, que teve que ser dividido em dois filmes, o primeiro de 2017 (disponível na Netflix) e o capítulo dois, de 2019. Em "It: A Coisa", as crianças da cidade de Derry, no Maine, começam a desaparecer, um grupo de jovens se depara com seus maiores medos ao enfrentar um palhaço diabólico chamado Pennywise, cuja história de assassinatos e violência data de séculos atrás. Assista ao trailer clicando aqui.

Como a cada 27 anos o mal retorna à cidade de Derry, "IT: Capítulo Dois" reúne novamente os personagens que há muito tempo não se viam, agora já adultos, quase três décadas após os eventos do primeiro filme. Assista ao trailer clicando aqui.

CAMPO DO MEDO
(Disponível na Netflix)
Imagem reprodução
Neste filme baseado em um conto de Stephen King e Joe Hill, dois irmãos escutam o pedido de socorro de um garotinho perdido em um campo de capim alto e tentam resgatá-lo, mas logo percebem que uma força sinistra está em ação. Isolados do mundo exterior e incapazes de encontrar o caminho de volta à estrada, eles descobrem que a única coisa pior do que estar perdido é ser encontrado. Para assistir ao trailer clique aqui.

CEMITÉRIO MALDITO
(Disponível na Netflix)
Imagem reproduçãoA primeira adaptação do livro para o cinema foi feita em 1989, já uma versão mais recente foi lançada em 2019. Assista ao trailer clicando aqui e aqui.

Em "Cemitério Maldito", ao se mudar de Boston para o interior do Maine, a família Creed logo descobre um antigo cemitério escondido no bosque próximo à sua nova casa. Quando ocorre uma tragédia, o enlutado pai é movido pelo poder sinistro do cemitério, desencadeando uma perigosa sequência de eventos que liberta um mal insondável, com terríveis consequências. É melhor não desenterrar certos segredos nesta intrincada e emocionante aventura.

JOGO PERIGOSO
(Disponível na Netflix)
Imagem reprodução
Em "Jogo Perigoso", um casal tenta apimentar a relação passando uma noite em sua remota casa no lago. Quando Jessie acidentalmente mata o marido durante uma brincadeira sexual, estando algemada à cama e sem esperança de resgate, ela logo começa a delirar. Assista ao trailer, clicando aqui.

COLHEITA MALDITA
(Disponível no You Tube)
Imagem reprodução
Um cult da década de 80, o assustador terror adaptado de um conto homônimo de Stephen King, "Colheita Maldita" se tornou o primeiro filme de uma longa franquia.Um jovem casal buscam a delegacia mais próxima para comunicar as autoridades locais um incidente e acabam se deparando com uma cidade abandonada. Lá eles descobrem que Isaac Chroner, um jovem pastor fez a cabeça de todas as crianças de Gatlin, no Nebraska para que estas assassinassem todos os adultos da cidade. Agora o casal luta para fugir das crianças que planejam aprisioná-los e usá-los como sacrifício em um culto religioso. Assista ao trailer, clicando aqui.

O NEVOEIRO
(Série disponível na Netflix e filme disponível no Prime Video)
Imagem reprodução
Uma das minhas obras preferidas, "The Mist", ganhou duas adaptações, sendo um filme em 2007 (disponível no Prime Video) e uma série dez anos depois, em 2017 (disponível na Netflix). 

O Nevoeiro mostra uma família de uma pequena cidade do estado de Maine, nos EUA, que tem sua casa danificada por uma chuva violenta. Pai e filho são obrigados a ir a um mercado na cidade para comprar os equipamentos para consertar a casa, mas são surpreendidos por uma névoa extremamente espessa e perigosa. Presos no supermercado, junto com todos os outros que também estavam no local, eles descobrem que a névoa era definitivamente inexplicável. Assista ao trailer do filme clicando aqui e ao trailer da série clicando aqui.

THE STAND
(Disponível no Starsplay)
Imagem reprodução
A minissérie é uma adaptação do livro "Dança da Morte", uma obra de fantasia apocalíptica do escritor. The Stand se passa em uma realidade na qual uma cepa da gripe dizimou quase toda a população mundial. Os poucos sobreviventes se veem então divididos em dois lados: o do bem, liderado por Mãe Abagail, e o do mal, personificado pelo O Homem de Preto. Assista ao trailer clicando aqui.

Mas e para você, qual é a melhor adaptação de Stephen King para o cinema? Sentiu falta de um filme nesta lista? Deixa pra gente nos comentários!

Nenhum comentário

Postar um comentário