24/06/2019

Casa do Pinhal - Lugares para visitar no interior de SP

Casa do Pinha - Lugares para visitar no interior de SPQuem me acompanha no Instagram (@jessronquim) viu que fui conhecer a  Casa do Pinhal em São Carlos - SP, no final de semana. Tirei várias fotos lindas e resolvi compartilhar com vocês. E pra quem vai vir para o interior de SP ou que mora por aqui, vale a pena agendar um horário para fazer uma visita, a fazenda é linda e proporciona um retorno ao passado, à época cafeeira no Brasil.

A Fazenda do Pinhal, tombada pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, no ano de 1987, foi adquirida por Carlos Bartholomeo de Arruda, avô do futuro Conde do Pinhal: Antônio Carlos de Arruda Botelho, que na década de 1850 intensificou as plantações de café.
Casa do Pinha - Lugares para visitar no interior de SP
A Fazenda do Pinhal permanece, desde sua fundação até os dias atuais, em mãos de descendentes da Família Arruda Botelho, que mantêm viva a memória de seus ancestrais, preservando o patrimônio histórico-cultural. Importante dizer também, que a fazenda não oferece hospedagem ou qualquer tipo de lazer, além da visita monitorada pela equipe da Casa do Pinhal.
Casa do Pinha - Lugares para visitar no interior de SP
Durante a visita você terá acesso a toda a beleza da arquitetura local, com riqueza de detalhes, desde os jardins, pomares, janelas e aos ambientes muito bem decorados da Casa Grande
Casa do Pinha - Lugares para visitar no interior de SPCasa do Pinha - Lugares para visitar no interior de SP
Entrando na Casa Grande você terá acesso a capela, com um altar à Nossa Senhora das Dores e a imagem de São Carlos Borromeo, trazida da Itália.
Casa do Pinha - Lugares para visitar no interior de SPCasa do Pinha - Lugares para visitar no interior de SP
Logo depois da capela, você terá acesso aos outros cômodos da casa, como os quartos do casal e dos filhos, a sala de música, a sala de reuniões, a sala de jantar e a cozinha. Todos os cômodos decorados como na época do Conde do Pinhal, com diversos móveis, lustres, espelhos e quadros.
Casa do Pinha - Lugares para visitar no interior de SPCasa do Pinha - Lugares para visitar no interior de SPCasa do Pinha - Lugares para visitar no interior de SP
Os jardins inspirados em parques da França, rodeiam toda a casa e são um show a parte, assim como os pomares e as grandes alamedas, por onde corre um sistema de irrigação utilizado desde a época em que o Conde do Pinhal vivia na Fazenda.

Ao final da visita, você poderá tirar os sapatos e subir as escadas d'água, onde a Condessa do Pinhal costumava andar diariamente há séculos atrás, como forma de hidroterapia para as fortes crises reumáticas.As visitas devem ser agendadas com antecedência, pelo telefone (16) 3377-9191 ou pelos seguintes endereços de e-mail: agendamento@casadopinhal.com.br ou educador@casadopinhal.com.br.As visitas podem ser realizadas em grupos, com finalidade pedagógica ou individuais, que acontecem apenas aos sábados, no horário das 14h às 17h. As visita em grupos com finalidade educacional não possui custo, já as individuais, tem o valor de R$ 15,00 por adulto (crianças e idosos não pagam).LOCALIZAÇÃO
Rodovia Domingos Innocentini km 4,5 - São Carlos/SP
Telefone: (16) 3377-9191


E aí, o que acharam da Casa do Pinhal, já conheciam?! Agora me conta nos comentários se você ficou com vontade de fazer uma visita também.

Nenhum comentário

Postar um comentário