24/01/2022

Resenha: Alice no país das maravilhas - DarkSide Books

O post hoje é para compartilhar com vocês todos os detalhes da edição de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol, publicado pela editora DarkSide Books na linha Fábulas Dark. Uma menina, um coelho e uma história, capazes de fazer qualquer um de nós voltar a sonhar.

Alice sempre foi uma das minhas histórias infantis preferidas, por isso adoro colecionar diversas edições da obra, e sem dúvidas essa é uma das mais lindas. Preparem o chá e confiram a seguir todos os detalhes:

CLASSIC EDITION
Título: Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carroll | Ilustrações Originais: John Tennie
Traduções: Marcia Heloisa e Leandro Durazzo
Editora: DarkSide Books | Número de páginas: 209
Sinopse: Alice é despertada de um leve sono ao pé de uma árvore por um coelho peculiar. Uma criatura alva e falante com roupas engraçadas, que consulta seu relógio e reclama do próprio atraso. 

Curiosa como toda criança, Alice segue o animal até cair em um buraco sem fim que mudou para sempre a literatura infantil. Mais de 150 anos depois, Alice no País das Maravilhas continua repleto de ensinamentos para aqueles que ousaram seguir o Coelho Branco até sua toca.
Quem é que nunca ouviu falar da popular história de Alice no País das Maravilhas? Durante a leitura, além da história original, você vai se aprofundar um pouco mais em aspectos que envolvem a obra e sua criação, além de polêmicas envolvendo o autor.

O que muita gente não sabe e é abordado durante a introdução, é que a obra surgiu sobre as águas do Rio Tâmisa, quando Carrol fazia um passeio de barco com Alice e suas irmãs. A garotinha em quem Carroll se inspirou, gostou tanto da história que pediu que ele a escrevesse.

Toda essa proximidade com as crianças e principalmente com Alice, gerou muitas polêmicas e especulações a respeito do caráter de Lewis, levando a discussões e teorias até os dias atuais.
"Existe alguma coisa sobre a história que realmente toca nossa imaginação, nossos sonhos. Se Lewis Carroll tivesse escrito essa história hoje, ainda assim ela seria incrível. Seria algo que ainda nos deixaria boquiaberto, e também seria difícil de explicar" - Tim Burton.
SOBRE O AUTOR

Lewis Carroll (1832–1898), inglês, era o pseudônimo do sacerdote quaker Charles Lutwidge Dodgson, que escreveu romances, poemas, contos e charadas. Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho são suas obras mais conhecidas.
Para os leitores que não abrem mão dos clássicos, cada título da série apresenta um design atraente, nele, a gente encontra aquelas ilustrações lindas originais do inglês John Tenniel.

John Tenniel (1820–1914), inglês, foi pirata antes de se tornar ilustrador e humorista gráfico. Foi o principal cartunista político da revista satírica Punch por mais de cinquenta anos, para qual produziu mais de 2 mil ilustrações e caricaturas. Ilustrou também vários livros, incluindo uma edição de 1848 das fábulas de Esopo, mas é lembrado hoje sobretudo pelas ilustrações de Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho."
O livro é dividido em: Introdução, A tradução, Alice no País das Maravilhas, Phantasmagoria, Alice Liddel: Fotografias, Duplos Sentidos e Originais.
Como já citado a cima, a introdução fala sobre as polêmicas envolvendo o tímido e reservado, Charles Dodgson, que escreveu sob o pseudônimo de Lewis Carroll.

Polêmica essa, que diz respeito a sua preferência em estar na companhia de crianças, em especial meninas. Carroll as levava para passear, contava histórias e também as fotografava. Inclusive, se especializou em retratos de pessoas famosas e crianças, algumas dessas fotos, eram feitas com os pequenos seminus. 
A edição preocupa-se em entregar ao leitor, uma experiência única e aprofundada sobre o universo de Carroll, reunindo discussões interessantes sobre o período vitoriano, curiosidades e inúmeras fotografias tiradas pelo próprio Lewis.
A obra ainda conta com o poema Phantasmagoria, formado por sete contos, que traz a discussão entre um fantasma, uma casa assombrada e um homem. O poema é uma crítica alegórica a divisão das classes trabalhistas.
Para finalizar, quero mostrar alguns brindes que vieram junto com o livro, como comprei durante a pré-venda, recebi um caderninho de anotações e cinco marca páginas exclusivos. Comprando pelo site oficial da DarkSide Books você ainda consegue receber o caderninho de brinque, é só clicar aqui.
Toda a delicadeza e a magia de Alice no País das Maravilhas impressas em cinco marcadores colecionáveis.
ONDE COMPRAR:
O fim nos deixa com uma leve saudade e com a impressão de que assim como Alice, também acordamos dessa fábula fantástica. E você? Já leu o clássico "Alice no País das Maravilhas"? E se sim, o que achou? Me conta nos comentários.

Nenhum comentário

Postar um comentário