03/05/2019

DIY - decoração com cimento

Os objetos em cimento deixam qualquer ambiente moderno e cheio de estilo, basta passear pelo Pinterest para ver o quanto este item está em alta, principalmente em decorações de estilos contemporâneos e industriais.

Essa moda que começou com simples vasinhos de plantas, agora aparece em diversos outros objetos, como abajures, porta canetas, decorações para cozinha, quarto, banheiro e até na criação de mesas e bancos. 

Hoje em dia, você encontra facilmente objetos decorativos feitos de cimento em lojas de decoração, mas se você é como eu e gosta de colocar a mão na massa, se liga nas dicas abaixo para criar seu próprio item de decoração utilizando cimento em casa.
Para qualquer item de cimento que você queira fazer, o passo a passo será o mesmo, confira todas as etapas abaixo:

  • Materiais: Cimento e água. A água deve ser adicionada aos poucos até obter uma pasta. Se você optar por fazer um objeto mais pesado, como banco, mesa ou vaso grande, acrescente concreto pronto na mistura.
  • Moldes: Com a massa pronta, use moldes para dar forma ao cimento. Você pode utilizar copos, sacos, bexigas, papelão, caixas de suco, potes de margarina, ou qualquer outro recipiente que tenha o formato desejado. Não esqueça de untar o molde com algum tipo de óleo, assim o cimento soltara com maior facilidade.
  • Se a sua escolha foi fazer um vaso, depois que a mistura for colocada no recipiente, será necessário colocar um outro pote dentro para fazer a abertura, não esqueça de enchê-lo com pedras ou qualquer material pesado que impeça que o molde suba.
  • Secagem: É extremamente importante respeitar o tempo de secagem do cimento, que pode demorar de 3 a 5 dias. Caso contrário, o seu objeto de decoração pode rachar. 
  • Acabamento: Use uma lixa fina para polir o cimento, se preferir, você pode ainda selar utilizando verniz acrílico. Caso seu objeto vá ter contato com líquidos, é necessário aplicar impermeabilizador.

Caso queira um formato especifico e não encontre um recipiente de plástico, você pode utilizar um papel impresso com o molde do formato desejado e então passa-lo para um papelão mais resistente. Por fim é só colar todas as arestas utilizando fita adesiva, como no exemplo abaixo:


Você pode utilizar a mesma técnica para criar letras decorativas por exemplo, confira mais detalhes aqui.
Imagem via: www.comofazeremcasa.net
Olha que lindo ficou como aparador de livros, já quero fazer o meu, quem também ficou desejando?
Outra ideia linda e que vai deixar qualquer comodo da casa cheio de estilo, é a mesa ou banco de concreto. Você pode utilizar ao lado da cama ou sofá como mesa lateral e até como banco.

Você pode optar por fazer um pé em madeira ou em ferro, se escolher madeira, pode utilizar madeira para cabo de enxada (ou semelhante). Já se preferir a base de ferro, a dica é utilizar um suporte de ferro para plantas, caso tenha dificuldade em encontrar, aqui tem um modelo para comprar.
CONFIRA O PASSO A PASSO ABAIXO:
I e II

Outros cantinhos da casa também podem ganhar um toque de cimento, olha só que ideia legal para colocar o papel toalha e os utensílios de cozinha.
/ www.birchlane.com
Assim como o suporte de papel toalha, podemos fazer um para o banheiro utilizando pedaço de madeira com uma base de concreto.
Outra ideia mega legal para decorar a casa é utilizar um peso de porta ou papel feito com concreto. Basta fazer a base no formato que preferir utilizando o molde de plástico e colocar acima um pedaço de corda, como na foto abaixo. Aqui tem um passo a passo para quem ainda está em duvida de como fazer.
Acho que todos já viram vários vasinhos de concreto por ai, mas aqui estão algumas inspirações de modelos e estampas para inspirar. 
Foto via:  @monica_lerman   /  diyinpdx.com
A dica agora é fazer um kit de banheiro, aqui tem um vídeo com o passo a passo da saboneteira, suporte para sabonete líquido e escovas de dente.
Além de moldes rígidos, você pode optar por opções maleáveis para dar um efeito mega lindo na peça, como sacos plásticos, bexigas e luvas de látex. 
A Maddu Magalhães ensinou algumas opções no vídeo dela, clica aqui para conferir. 
Com um pouco de cimento e algumas lâmpadas queimadas, você pode criar um cabideiro de parede diferente, clica aqui para ver o passo a passo.

Concreto é uma das paixões aqui no blog, não importa em qual formato e onde esteja. O material deixa qualquer ambiente moderno e fica lindo na decoração. E aí, gostaram das dicas? Deixa nos comentários o seu projetinho preferido utilizando cimento e mãos à obra!

9 comentários

  1. Meninas, adorei as dicas <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou! Amamos decoração com cimento ♥

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário!
      Ficamos felizes que tenha gostado.

      Excluir
  3. Todas as peças lindas!!!
    Parabéns e obgd pelas dicas. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, muito obrigada pelo seu comentário!
      Ficamos felizes que tenha gostado.

      Excluir
  4. Todas as peças lindas!!!
    Parabéns e obgd pelas dicas. Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. muy buenas ideas,gracias

    ResponderExcluir