10/02/2018

Como montar um Bullet Journal do início

Como montar um Bullet Journal - Inspirações

Você já ouviu falar em bullet journal (BuJo se preferir)? O bujo nada mais é que uma ferramenta de organização para o dia a dia que busca reunir em um só lugar os afazeres diários e futuros. O melhor é que ele é extremamente flexível, as folhas em branco permite que você crie as categorias de organização que mais se adapta a sua rotina, como por exemplo: trabalhos da faculdade, rotina de limpeza, datas importantes, projetos, etc.

O Método foi criado pelo designer Ryder Carrol, com o lema que busca "rastrear o passado, organizar o presente e se preparar para o futuro". Abaixo você encontra o passo a passo para criar o seu e se organizar nesse ano que está só começando. 

COMO MONTAR SEU BULLET JOURNAL
Como montar um Bullet Journal - Inspirações
Para criar o seu bullet journal você vai precisar de um caderno, você pode optar por folhas quadriculadas, pontilhadas, pautadas ou até mesmo folhas em branco. Como diz o próprio autor "o melhor caderno, é o seu favorito". Abaixo fiz uma pequena seleção com alguns modelos para vocês conferirem:

ÍNDICE

Agora que você já tem o caderno, o primeiro passo é fazer um "índice" na primeira folha com as categorias que preferir, essa página será indispensável para o funcionamento do sistema. Se o seu caderno não possui numeração nas páginas, lembre-se sempre de numera-las no decorrer dos dias.
Como montar um Bullet Journal - Inspirações

A página seguinte será destinada a legenda, que nada mais é que um sistema de símbolos a ser utilizado para facilitar a divisão dos compromissos e tarefas.


CÓDIGOS & SÍMBOLOS
• significa tarefa a fazer
o significa um evento ou compromisso 
X significa tarefa completada
> significa tarefa migrada, ou seja, que você por algum motivo vai deixar para o(s) dia(s) seguinte(s)
< significa evento ou compromisso que você marcou para uma data específica desse mês ou mês futuro
 — — significa tarefa cancelada

- significa uma nota qualquer 
* significa prioridade
! significa pesquisa

Esses "símbolos" em especifico são sugestões que o criador deu, mas você pode criar a sua própria codificação se preferir.


LOG DO FUTURO

É chamado de "Log" cada seção do Bujo, então o "Future Log" reúne compromissos, afazeres e metas dos meses futuros. Você pode separar cada folha em três partes e escrever os seis próximos meses. Como no exemplo acima.


LOG MENSAL 
A próxima página do seu BuJo será o "Log Mensal", onde você colocará todos os dias do mês em uma página, como o esquema abaixo:
Ele servira para que tenha um olhar geral do mês e para organizar todos os compromissos com datas marcadas (eventos, provas,etc).


LOG DIÁRIO
O "Log Diário" é onde você vai colocar todos os compromissos do dia, diferente do "Log Mensal", aqui você pode descrever todas as atividades com maiores detalhes. E não esqueça, os símbolos serão utilizados aqui, sempre no inicio de cada compromisso.

Você pode escolher como irá dispor os dias da forma que preferir, uma semana em cada par de página, um dia por página, ou então ir fazendo conforme o dia passar, assim você pode deixar exatamente o espaço necessário. 

COLLECTIONS
E por fim, essa página é onde você criara as "coleções", ou seja, páginas extras que você pode mesclar durante os "Daily Log" como listas de filmes, ideias para novos projetos, lista de gratidão ou até uma página de controle de hábitos. 
Se você a escreveu após um determinado dia da semana, continue os próximos normalmente logo depois da folha de coleção. E nunca esqueça de incluir essa página no índice como uma de suas coleções.
E aí, ficou animado para começar o seu Bullet Journal? O bom é que você não precisa esperar um novo mês já que as páginas não tem datas pré definidas. Agora não tem desculpa para não se organizar. Nos conte nos comentários se você já usou, usa ou tem vontade de usar essa ferramenta.



Um comentário

  1. Excelente post. Estou a começar agora o meu primeiro Bullet Journal e este post foi uma grande ajuda.
    Obrigada

    ResponderExcluir