22/08/2016

O sol depois da chuva - Resenha


"Sonhar é acreditar que se tem poder para construir alguma coisa diferente.
 O sonho pode até ser uma utopia de um lugar que não existe. Mesmo assim, ele cumpre o importante papel de movimentar o presente em busca de um futuro melhor."

Descrição: Mara e Francisco são os protagonistas de uma história de amor que se passa em uma ilha, em algum lugar. A Ilha da aliança. Ele, um barqueiro. Ela, uma menina apaixonada por cinema.
Em meio a suspenses, mortes, perdas, o amor vai saindo das telas e preenchendo o cotidiano da ilha. 
Gabriel Chalita consegue, neste romance, trazer à luz dos dramas cotidianos e a esperança. Afinal, o sol depois da chuva é mais bonito do que o sol de todo dia. 


"Cada livro nasce de um jeito. Todos, entretanto, surgem de inquietações. É a inquietação que nos leva a querer dizer alguma coisa, ou talvez, a mudar alguma coisa. Ao iniciar este livro, eu buscada respostas para esta pergunta: quando o ser humano perde a capacidade de ser gentil?
Viver em grupo demanda o que os mais velhos chamavam de boa vontade. Prefiro chamar isso de gentileza. Uma qualidade do espírito refinado pela educação. Uma qualidade baseada nos mais primários dos valores: o respeito.
Este livro, como obra de ficção, foi tomando forma porque a história foi contando a si mesma, com a imprevisibilidade de um romance que vai ganhando vida. Rendendo-se às manifestações de gentileza ou de ausência de gentileza, os personagens vão, aos poucos, transformando uns aos outros."
(Gabriel Chalita, Primavera de 2007)

A história da Ilha da Aliança e os encontros e desencontros de Mara e Francisco é contado em 50 partes de narrativa com leitura fácil que embala qualquer leitor no romance. O livro traz a missão de mostrar como a gentileza é capaz de modificar uma pessoa e consequentemente todos que vivem em torno desta. Tem diversas passagens pelos títulos do cinema nacional e a importância do contexto de cada um. É um livro leve que lemos numa tacada só e com cada trecho lindo que nos faz pensar por dias após a leitura. Nos identificamos com os protagonistas e sofremos junto com eles durante toda a trajetória, o final não poderia ser melhor. Este é um livro para se passar adiante afim de repassar toda a mensagem que ele traz.  

  
Já leu algum dos livros publicados por Gabriel Chalita? 
Deixe nos comentários novas sugestões de leitura e se você esta em busca de novas opções além do "Sol Depois da Chuva" temos um post especial com muitos títulos nacionais e estrangeiros 
(clica aqui). 

Nenhum comentário

Postar um comentário